terça-feira, 26 de outubro de 2010

Gravidez Parte II - Beleza


    Nesse post, serei direta. Tive todas as preocupações que todas as simples mortais tem neste período. Vou ficar com estrias? Manchas no rosto? Gorda e flácida? Posso malhar? Vou perder peso rápido depois do parto?
    Com relação ao peso, foi fácil ganhar apenas 13 quilos (o ideal mesmo seria 9, um quilo por mês!), considerando-se que tive muito enjôo no início, o que me fez perder 5 quilos em 3 meses. Até a antepenúltima semana, ganhei os 9 quilos recomendados, mas nas duas últimas semanas, ganhei 2 quilos em cada uma por conta de retenção hídrica. Tive que eliminar 100% do sal da minha aliementação. Tudo bem, porque era tanta azia e tanta barriga, que quase não cabia comida! Drenagens linfáticas com certeza teriam ajudado, mas eu não fiz! Recomendo, porque as amigas que fizeram, pederam os quilos correspondentes ao inchaço, ainda na gravidez. A boa notícia, é que depois do parto eu perdi em 10 dias, 11 quilos! Só amamentando. A amamentação é realmente um milagre para recuperar o corpo de antes. Os outros dois quilos que sobraram ficaram nos peitos (um quilo em cada peito), porque era tanto leite, que eu parecia aquela moça louca recordista de silicone!
    Durante a gravidez, eu malhei. Sem a disciplina que tinha antes, porque na fase inicial era tanto enjôo, tanto sono, que eu não me cobrava. Me respeitei muito nessa fase. Porém, à partir do quarto mês, eu adquiri uma energia incrível, então voltei a malhar com força total (e com orientação do meu médico!), apenas tirei caneleiras e pesinhos. E muita caminhada. No meu caso foi ótimo, controlei o peso, tinha como extravasar a energia... e não tinha nenhuma contra indicação. Após o parto, só voltei a malhar quando minha cria já tinha 3 meses, simplesmente porque queria ficar cuidando dela, sem ajuda, sem babá, sem ninguém. Virei uma corujona louca! Aí fui ficando exausta demais, e percebi que precisava cuidar um pouco mais de mim, para poder ficar inteira pra ela. Daí voltei a malhar, a fazer as unhas, hidratar os cabelos, etc... Ah, os cabelos de um ser humano nunca ficam tão lindos como na gravidez! Você nem precisa hidratar para ficar com eles lindos e brilhantes. Aproveitem, porque depois do parto, o efeito é contrário! Eles ressecam e podem até cair um pouquinho por causa da queda brusca de hormônios. Aconteceu comigo, mas nada grave, nada alarmante! É só procurar orientação médica, e se entregar ao seu cabeleireiro. Filtro solar fator 60 todos os dias, em casa, na rua, na chuva, na fazenda... eu fui grávida de inverno, e mesmo assim, não abri mão dele, nem quando ficava em casa! Resultado? NENHUMA manchinha no rosto! Adotei uma dermatologista amiga, por conta do pavor que eu tinha só de pensar em estrias. A primeira coisa que ela me disse foi: "fique longe do tão recomendado óleo de amêndoas! Os óleos não são absorvidos pela pele, ficam apenas na camada superficial da pele, então, eles AMACIAM, mas não HIDRATAM. Para prevenir estrias, você precisa hidratar a pele, o hidratante penetra nas camadas profundas da pele. E não fique atrás de cremes específicos para gestantes, não há necessidade. Existem ótimos cremes nacionas, com preços acessíveis (ela me indicou os hidratantes corporais da Nívea), e que proporcionam excelente resultado, você só precisa passar direitinho, com disciplina, duas ou três vezes ao dia!". Foi o que eu fiz. Litros e litros de hidratantes Nívea, aqueles de embalagem azul escuro. Nenhuma estriazinha para contar história, nem na barriga, nem nos seios, nem nos quadris! O fato de ter engordado pouco, e a questão genética, obviamente ajudaram.     Essa dermatologista me ensinou também a fazer uma coisinha: após o banho, com a pele ainda molhada, eu passava condicionador de cabelos (isso mesmo, qualquer um, de qualquer marca!) na barriga, seios (nos mamilos nunca!) e quadris. Esperava uns segundinhos e me enxugava, sem enxaguar o condicionador. Em seguida, passava o hidratante. Funciona muito! No mais, me sentia linda às vezes, horrorosa outras vezes, me complicava na hora de escolher roupas, me cuidava sem neuras, e posso dizer que 3 meses depois do nascimento da cria, eu já era a mesma pessoa de antes. Fisicamente né, porque emocionalmente e socialmente eu virei uma pessoa muito, mas muito melhor! Incrível o poder desses bichinhos de fazer a gente se sentir especial e de evoluir, aprender, melhorar!
    Aproveitem muito cada momento. Eu sei que é redundante dizer, mas vou dizer: passa rápido demais!
Miau!

2 comentários:

  1. Quero muito poder perde 10 quilos só amamentando rsrs
    Adorei o post,
    vou começar a tentar a técnica do condicionador no corpo! rsrs
    beijoss

    ResponderExcluir
  2. hahahaahah vou parar de usar oleo de rosa mosqueta vou ficar no so nivea beijinhoss amei o post

    ResponderExcluir