quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Amamentação!

Esse assunto rende! Bom, hoje vou contar pra vocês a minha experiência, e falar sobre coisas que eu aprendi.
Durante a gravidez, eu li muitos livros e revistas sobre bebês, amamentação, tipos de parto, etc... Mas sempre ignorei uma determinada dica e só fui dar atenção à ela no oitavo mês de gravidez.  Tarde demais! A dica? Passar bucha vegetal nos mamilos para "calejar" a pele da região, e assim não sofrer com as rachaduras. Talvez essa preparação funcione se você começar no  segundo mês de gestação. Talvez. Não sei. Eu comecei no oitavo mês, e obviamente, em um mês não deu tempo da pele engrossar, calejar. Ou seja, quando veio a cria, os mamilos da gatinha estavam mega sensíveis! Estava louca, ansiosa para amamentar! Minha cria nasceu às 17h11, e, devido a um probleminha que eu tive na recuperação da anestesia (vou contar  mais pra frente como foi meu parto), eu só fui para o quarto por volta de 23h00. Trouxeram finalmente minha cria (eu imaginava que ela estava com muita fome!) para eu amamentar. Ela simplesmente não quis mamar! Fechava a boquinha e ignorava meu peito! Olha, confesso que fiquei bem decepcionada, mas as enfermeiras disseram que era normal, que os bebês normalmente vem com uma "reserva de alimento", e que não devia me preocupar. No dia seguinte, bem cedinho, a princesa chegou bem faminta! Abocanhou o mamilo corretamente (o ideal é que toda a auréola fique dentro da boquinha), e mamou, mamou, mamou... Que dor! ficava até curvada de tanto que doia! Mas foi só a primeira mamada... a segunda doeu ainda mais, a terceira muito mais, e na quarta eu já não estava aguentando, estava com os mamilos completamente machucados! Pedi socorro, clemência... e me disseram que no início é assim mesmo, mas o importante é não desistir. Isso é verdade. Em seguida, me indicaram uma pomada milagrosa chamada Lansinoh. É super difícil de achar, geralmente é vendida em maternidades e o preço não é dos melhores, mas vale cada centavo! Porque você aplica, sente o alívio imediatamente, e não precisa lavar o seio pra amamentar depois, o bebê pode mamar com a pomada! As outras, você aplica e na hora de remover pra amamentar, acaba machucando ainda mais o mamilo. Eu devia ter tido paciência e me contentado com a maravilhosa Lansinoh. Mas não. Pedi que me comprassem um daqueles bicos de silicone para "proteger" o mamilo. Passei a amamentar com esse bico. Foi a pior coisa que fiz na minha vida! Além de ser muito chato ter que esterilizar o apetrecho toda hora, a minha cria acostumou a mamar com ele. Porque é um bicão enorme, muitíssimo maior que meu mamilo. Quando ela tinha quase um mês, e meus mamilos estavam recuperados, decidi que era hora de me livrar dele. Porém, a pequena não curtiu nada a mudança de tamanho e não queria mamar no meu bico (minúsculo, comparado ao de silicone). Então, eu ingênuamente pensei: bem, se ela está mamando bem com ele, vou continuar usando, é chato ter que ferver toda hora, mas está dando certo, então, vamolá! Em 20 dias, o atrito entre o silicone e minha pele, acabou "descascando" meu mamilo, ou seja, o que era antes uma rachadura comum, virou um drama absurdo! Mordia fraldas cada vez que dava de mamar! Tive que fazer um tratamento com um remédio que incluia em sua fórmula um ingrediente que é usado em tratamento de queimaduras de 3º grau! E não parei de amamentar. Fui guerreira mesmo. Nunca sofri tanto num momento que era pra proporcionar prazer! Depois de recuperada, amamentei até os seis meses, infelizmente, porque meu leite acabou! Simplesmente parei de produzir leite. Usei um spray nasal para estimular a produção, mas o pouco que consegui com esse remédio serviu apenas para conciliar peito com mamadeira, e assim, fazer com que a transição não fosse traumática para minha cria. Foi muito grande a decepção! Fiz o impossível para superar o problema do bico, e quando consegui, não tive leite para prosseguir. Chorava, me sentia impotente, culpada... as amigas que já eram mães me deram uma super força. O que me consola é que, durante o período que foi amamentada, minha cria só tomou leite materno e mais nada! Nem água, nem chá, nem nada! E depois, cada frutinha, cada legume, cada papinha, foi cuidadosamente escolhida, higiênizada e preparada, com o maior amor do mundo e hoje ela é uma garota cheia de saúde, com imunidade excelente! Portanto mamães que estão amamentando, com problemas na amamentação, grávidas, planejando filhotes, aqui vão minhas dicas:
*Em primeiríssimo lugar, passem longe dos bicos de silicone!
*Se decidirem exfoliar os mamilos com bucha vegetal, façam isso no primeiro trimestre da gestação.
*Lansinoh é um milagre em tubinho! Corra atrás do seu! Faça estoque!
*Mantenha a calma sempre!
*Se esforçe para amamentar, tenha perseverança e paciência. Acho que 90% das mulheres tem dificuldade no início.
*Se não conseguir, ou se achar que está no limite, não se culpe! Uma amiga disse uma frase muito interessante: "Quando a gente é mãe, a gente esquece que a gente é gente!". Pense nisso.
Muita sorte para as mamães que estão amamentando e para as futuras mamães!
Miau!
*CONSULTE SEMPRE SEU PEDIATRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário