terça-feira, 19 de outubro de 2010

Chupetas

Antes de ser mãe, pensava que nunca ia oferecer chupetas para meus filhos. Durante a gravidez, não comprei chupetas quando fiz o enxoval. Durante a fase inicial de amamentação, percebi que muitas vezes minha cria estava satisfeita, não tinha fome, mas queria o peito apenas para ficar "chupetando". Quem já leu meu post sobre amamentação sabe que eu não tinha condições de deixar a cria ficar chupando meu peito sem mamar (mamando já era difícil!). Conversei com o pediatra, que me disse que nesse caso, a chupeta poderia ajudar. Disse que se eu escolhesse corretamente e tirasse na hora certa, ela não iria provocar danos. Bom, escolhi uma chupeta de uma marca alemã (indicada pelo pediatra), com bico de silicone que tinha a textura ideal para saciar a necessidade de sucção da minha  gatinha, e, o principal, do tamanho ideal para a idade (a parte "gordinha" da chupeta, deve ficar ajustadinha ao palato). Confesso que assim, resolvi o problema! Ela mamava quando tinha fome, e usava a chupeta para se distrair, se acalmar. Aos seis meses, mudei o tamanho da chupeta, como foi indicado pelo pediatra. Quando fez um ano, eu estabeleci regras para o uso da chupeta. Ela só usava à noite, antes de dormir, antes do soninho da tarde, e quando estava nervosa, doentinha, chorando por algum motivo que a chupeta pudesse acalmar. Depois que ela dormia, eu tirava a chupeta da boca e deixava guardada. Sei que tenho que agradecer muito, porque minha filha é muito calma e boazinha e aceitou essas regras numa boa, com um aninho! Imagino que existam mamães que encontrem dificuldades... Quando ela fez 2 anos, tivemos uma longa conversa sobre a chupeta. Eu disse que com 2 anos ela já não era mais um bebezinho, e sim, uma criança, e por isso não precisava mais de chupeta. Disse que o Papai Noel estava prestes a nos visitar (minha cria faz aniversário no mês de novembro),e que com essa idade, o Papai Noel troca os presentes por chupetas. Daí ele leva para a fábrica dele, lava, ferve, pinta, troca os bicos, coloca em embalagens e manda para as farmácias, porque os bebês que estão nascendo vão precisar. Perguntei o que ela queria ganhar do Papai Noel para entregar a chupeta (louca para que ela respondesse "uma boneca bailarina" ou algo do tipo) e ela disse: um jacaré! Ok, gosto não se discute. Não sendo um jacaré de verdade, pode pedir! Escrevemos a cartinha, e no dia do Natal o Papai Noel veio com o jacaré, e ela entregou todas as chupetas na mão dele. Dormiu bem, sem chorar, sem saudade da dita-cuja, e nunca mais pediu chupeta!
O Natal já já está aí... tentem! Miau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário