sábado, 9 de outubro de 2010

Cólicas de Bebê

Este é um capítulo à parte! Existem mil manobras para tentar contornar essa situação. Eu cheguei à seguinte conclusão: podemos amenizar as cólicas dos bebês, mas só o tempo pode acabar com elas. Não recomendo dar chá para o bebê. Primeiro porque o leite materno deve ser o único alimento para o bebê até os seis meses. Minha cria não tomou nem água. Segundo, porque ele só vai aceitar o chá se ele estiver doce (o leite materno é doce), então você terá que adicionar açúcar, e dar açúcar pra um bebê de um, dois ou três meses, deveria ser crime! Terceiro, porque você terá que usar a mamaderia, o que pode prejudicar a amamentação, pois, para mamar no peito, a criança precisa fazer certo esforço, e na mamadeira o líquido vem facinho, facinho! Ele pode, então, não querer mais o peito. Quarto, porque não resolve mesmo! As amigas e primas que deram chás para suas crias, na tentativa de acabar com as cólicas me garantem! Não funciona. O chá pode até acalmar o bebê, e mais calmo, ele pode dormir, o que dá a falsa sensação que a cólica passou. Mas, assim que o "efeito calmante" do chá passar, ele acorda e começa o chororô novamente. Com minha cria foi assim: começou com um mês e meio e só acabou com três meses. Durante esse tempo, eu fazia váááárias coisinhas para tentar combater as cólicas. Não comia feijão, nem brócolis, nem tomava muito leite, nem comia chocolate (só Deus sabe como aguentei, sou muuuuito chocólatra!), assim, diminuia a possibilidade do meu leite provocar a cólica. O pediatra disse que se eu não tivesse esse cuidado com a alimentação, proovavelmente as cólicas teriam chegado antes dela completar um mês. Quando pintava a dor, eu fazia massagens suaves na barriguinha (redonda, sentido horário) e aqueles clássicos movimentos de perninhas. Em seguida, eu a colocava de barriga pra baixo no meu colo, e nesse momento eu punha uma bolsa com água quente (não muito quente, morninha) no meu braço, de modo que ela ficava de barriga para baixo, mas com a barriguinha apoiada na bolsa. É quase um milagre! Quando não tinha jeito, eu medicava. Mas aquele remedinho antigases clássico que todos os pediatras receitam, acreditem, também não funciona! Pelo menos, nunca vi uma mamãe dizendo que funcionou. Com minha cria nunca funcionou. Além do mais, sou muito natureba e queria evitar remédios quando a cria era tão pequena. Até hoje evito, sempre medico depois de mil tentativas alternativas (se não for nada grave, lógico, jamais iria comprometer a saúde e o bem estar da minha amada cria). Então, o pediatra me indicou um pozinho (pena, não posso dar nomes de remédios aqui) fitoterápico, à base de funcho e chicória, confesso que bem difícil de achar! Daí, era só passar um pouco do pozinho na chupeta. Milagroso também! Bom, é mais ou menos isso. O negócio é ter muita paciência, porque, juro, passa com o tempo, e porque, se você estiver nervosa e ansiosa, o bebê vai sentir e vai piorar a situação. Juro, é verdade!
Muita sorte nessa fase!
Miau!
*CONSULTE SEU PEDIATRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário